Para a X Bienal de Arquitetura de São Paulo, o Posad-Rosa contribuiu com a animação ‘Vivendo e Planejando com as Águas’ que fala de uma maneira simples sobre a importância do sistema de águas para as cidades. A animação também mostra como a Holanda aprendeu viver com as águas ao longo dos séculos, e como essas águas podem virar uma qualidade para a cidade.
A água é uma condição primária para a vida. Um ser humano consiste em 60% de água. Nós precisamos de cerca de 2 litros de água potável por dia. Essa água transporta nutrientes e toxinas para dentro e para fora do nosso corpo, mantém nosso organismo funcionando e nossa temperatura em equilíbrio.
Assim como em nossos corpos, a água é uma parte central do sistema de uma cidade. O ciclo de águas de uma cidade é um dos seus sistemas urbanos mais importantes. Manter um ciclo de águas saudável e equilibrado é essencial às pessoas e cidades. Uma vez que todos os sistemas, naturais e criados pelo homem, estão conectados ao ciclo de águas, manter este ciclo equilibrado é necessário para a manutenção de cidades saudáveis e habitáveis.
Muitas cidades do mundo estão lidando com sérios desequilíbrios em seus sistemas de águas urbanas. Redescobrir as qualidades das águas e como elas podem ser usadas para criar cidades e paisagens mais resilientes é um desafio que envolve vários diferentes atores. Trabalhando-se em conjunto é essencial para se (re)desenhar nossas cidades. Tanto no Brasil quanto na Holanda.
Realizado com o apoio financeiro de: Creative Industries Fund NL